23 de fev. de 2009

Adoração ou entretenimento?



“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adore. Deus é Espírito, e importa que os que o adorem o adorem em espírito e em verdade” (João 4.23; 24).

Muitos se preocupam com o lugar do culto, outros com o processo do culto, mas o essencial é o espírito do culto (S. E. McNair –A Bíblia Explicada).
Adoração ou entretenimento? Adorar segundo o dicionário numa simples tradução significa: ato de adorar, culto a Deus, amor profundo.
No grego há cinco definições para a palavra adorar:
1- Proskuneo – dar reverência a alguém, curvar-se em submissão.
2- Sebomai – dar reverência, enfatizando o sentimento de respeito, majestade, reverências, ficar maravilhado.
3- Latreuo – servir, render serviço religioso a alguém.
4- Therekeia – serviço prático aos necessitados.
5- Leitourgeo – serviço aos irmãos da igreja. Quem serve a Deus, serve a igreja e vice-versa (Russel Shedd)
O Pastor Bill Burkett (Pastor e missionário pentecostal) em seu livro Pentecostais ou Carismáticos? No ano de 1999 (2º Edição) disse:
“Adoração ou entretenimento? Mensagem transformadora ou palavras agradáveis? Doutrina ou filosofia? As igrejas carismáticas, multiplicadas nas últimas décadas, estão substituindo valores fundamentais da fé cristã e pervertendo a doutrina das Escrituras. Longe de indicarem uns significativos avanços para o Reino de Deus na terra, podem na verdade representar a igreja apóstata dos últimos dias”.
O que estamos vendo, e isto com muita tristeza, e cada vez mais nos distanciamos da verdadeira adoração, do ato de prestar culto a Deus, amá-lo profundamente, de adorá-lo na beleza da sua Santidade, pois estamos substituindo a adoração por louvorzão.
Minha preocupação é por que estão transformando a “Casa de Deus”, em casa de espetáculos, luzes, fumaça, danças, gritos, assobios e outras coisas mais que nem convém falar, sem falar nos estrelismos que estão acontecendo dentro da igreja. O que dizer das letras das canções que dizem ser adoração ao Senhor, composições no mínimo contradizente a palavra de Deus, sem conteúdo, sem base doutrinária e que infelizmente estão cantando dentro de nossas igrejas.
Deveriam buscar inspiração nas páginas das sagradas Escrituras, pois a bíblia contem vários louvores a Deus, é só dar uma olhada (lida mesmo) nos Salmos, com grande composições inspiradas por Deus. Mas o que vemos hoje são canções pré-fabricadas para venda, markenting e sei lá o que. Fazem canções para todos os tipos e gostos, canções de vitória e agora até com sabor, empurra Deus na parede, cobra de Deus.
Mas uma vez vou citar o Pastor Bill Burket quando ele diz: “ As igrejas carismáticas exploram o corpo humano, a personalidade , tanto a maneira como as pessoas se vestem nos espetáculos exibidos na Igreja. Levam pessoas halterofilistas , lutadores , simblos sexuais da televisão “convertidos” e astros do esporte .A respeito das danças o pastor Burkett diz:“ Nunca se dança no templo de Deus como parte da adoração”.
Mas o que são a favor da dança citam o rei Davi, mas Davi dançou diante da arca do Senhor quando Voltava de Jerusalém , e não uma produção orquestrada, e não encontramos em nenhuma parte tais referencias de danças dentro das igrejas principalmente na Igreja Primitiva.
Mas há tempo para voltarmos para o altar de Deus, pois sua palavra diz em 2 Crônicas 7.14
“Se o meu povo, que chama pelo meu nome, se humilhar, orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”
Nota: Minhas postagens, não tem muita tecnica , pois estou aprendendo com outros blogs, dentre eles, com o Blog do Pastor Ciro Sanches Zibordi.
Em Cristo Sola Fide Marcos